A importância das oficinas pedagógicas em espaços formais de ensino: uma revisão integrativa
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A oficina pedagógica é um dos recursos da metodologia ativa que se utiliza de instrumentos pedagógicos para desenvolvimento de uma atividade. Nessa perspectiva, o estudo teve como objetivo analisar publicações sobre oficinas pedagógicas desenvolvidas em espaços formais de ensino. A metodologia utilizada foi a proposta em etapas por Botelho, Cunha e Macedo (2011): identificação do tema e seleção da questão de pesquisa, estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão, identificação dos estudos pré-selecionados e selecionados, categorização dos estudos selecionados, análise e interpretação dos resultados. A busca dos artigos se deu com a palavra-chave Oficina pedagógica na base de dados Scielo, BVS e Capes, no período entre 2016 e 2021. Com o resultado das buscas, a partir da leitura íntegra dos artigos, obtiveram-se 77 publicações pré-selecionadas. Apenas 22 atendiam aos critérios de inclusão e foram analisados. Os resultados demonstram a relevância e a importância da realização das oficinas pedagógicas como instrumento de renovação pedagógica, seja no processo de ensino-aprendizagem ou como formação continuada.
Abstract
The pedagogical workshop is one of the active methodology’s resources that uses pedagogical instruments to develop an activity. From this perspective, the study aimed to analyze publications about pedagogical workshops developed in formal teaching spaces. The methodology used was proposed in stages by Botelho, Cunha, and Macedo (2011): identification of the theme and selection of the research question, establishment of inclusion and exclusion criteria, identification of pre-selected and selected studies, categorization of selected studies, analysis and interpretation of results. The search for articles was carried out using the keyword Oficina pedagógica in the Scielo, BVS and Capes databases between 2016 and 2021. With the searches’ results, from the full reading of the articles, 77 pre-published publications were obtained. We selected only 22 among these meeting the inclusion criteria and being analyzed. The results demonstrate the relevance and importance of holding pedagogical workshops as an instrument for pedagogical renewal, whether in the teaching-learning process or as continuing training.Keywords: Pedagogical workshop, Teaching practices, Teaching-learning, formal space
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.