Plano químico: elaboração de um material tátil para auxiliar no ensino de cadeias carbônicas em turmas com deficientes visuais
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Resumo
A escassez de materiais adaptados voltados ao ensino de química para deficientes visuais (DV) representa um obstáculo para a aprendizagem dos conteúdos dessa disciplina. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo trazer a criação e os resultados da construção de um material tátil inédito, denominado “Plano Químico”, um recurso criado para auxiliar o processo de ensino de conteúdos de química para estudantes que apresentam DV significativa. A metodologia adotada no estudo é do tipo qualitativa e de caráter exploratório. A construção desse recurso se baseou na adoção de critérios metodológicos tanto para a escolha da matéria-prima adequada considerando as particularidades desse público, quanto para a confecção da estrutura tátil. Como principais contributos dessa ferramenta didática, destacamos a viabilidade do ensino de cadeias carbônicas por meios táteis e o estímulo à inclusão, ao permitir o trabalho conjunto entre estudantes com e sem DV.
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