Formação continuada dos gestores escolares para o uso das tecnologias da informação e comunicação: uma revisão sistemática da literatura
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo busca analisar trabalhos que tratam sobre a formação continuada dos gestores escolares para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs no âmbito da escola. Para tanto, foi empregada uma revisão sistemática de literatura, na qual, após considerar os critérios de inclusão e de exclusão, foram selecionados 12 trabalhos relacionados ao tema. Como resultado, constatou-se que ainda existe uma baixa quantidade de pesquisas que associam o uso das TICs com a formação continuada dos gestores escolares. Verificou-se também carência de políticas públicas nessa área, formação inicial que envolva tecnologias e se demonstrou a importância do papel do gestor escolar em promover o uso das TICs nos processos administrativos e pedagógicos. Embora existam lacunas de investigação sobre essa temática, deseja-se para os trabalhos futuros um aprofundamento sobre o assunto devido à relevância do tema para a inovação da gestão escolar.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.