A participação docente em cursos de formação continuada através do ambiente virtual da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do estado de São Paulo
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As discussões acerca de uma educação de qualidade são permeadas por diferentes aspectos, dentre eles, a formação inicial e continuada do professor. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a partir do ano de 2009, instituiu a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do Estado de São Paulo (Efap), com o objetivo de promover a formação continuada dos professores da rede. Diante dessas mudanças, surgem os seguintes questionamentos: O processo de formação continuada através de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) tem feito parte da formação dos professores da rede estadual paulista? De que modo a Efap tem colaborado para isso desde sua criação em 2009? Esse trabalho busca identificar a importância do AVA da Efap para os professores de educação básica, no processo de formação continuada. Para tanto, contou-se com a participação de vinte professores de uma escola estadual da cidade de São Paulo, que informaram, através de um questionário, dados sobre sua formação. O estudo demonstra que, de modo geral, houve um contato dos professores envolvidos na pesquisa com o AVA da Efap. Entretanto, aponta para a necessidade de incentivar e aprimorar a utilização dessa ferramenta, com o intuito de melhorar a formação continuada.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.