A participação docente em cursos de formação continuada através do ambiente virtual da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do estado de São Paulo

Conteúdo do artigo principal

Juliano Schimiguel
Everton Joventino da Silva
Martha Reis Souza
Maria Delourdes Maciel
Carmen Lúcia Costa Amaral

Resumo

As discussões acerca de uma educação de qualidade são permeadas por diferentes aspectos, dentre eles, a formação inicial e continuada do professor. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a partir do ano de 2009, instituiu a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do Estado de São Paulo (Efap), com o objetivo de promover a formação continuada dos professores da rede. Diante dessas mudanças, surgem os seguintes questionamentos: O processo de formação continuada através de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) tem feito parte da formação dos professores da rede estadual paulista? De que modo a Efap tem colaborado para isso desde sua criação em 2009? Esse trabalho busca identificar a importância do AVA da Efap para os professores de educação básica, no processo de formação continuada. Para tanto, contou-se com a participação de vinte professores de uma escola estadual da cidade de São Paulo, que informaram, através de um questionário, dados sobre sua formação. O estudo demonstra que, de modo geral, houve um contato dos professores envolvidos na pesquisa com o AVA da Efap. Entretanto, aponta para a necessidade de incentivar e aprimorar a utilização dessa ferramenta, com o intuito de melhorar a formação continuada.

Detalhes do artigo

Como Citar
Schimiguel, J., da Silva, E. J., Souza, M. R., Maciel, M. D., & Amaral, C. L. C. (2016). A participação docente em cursos de formação continuada através do ambiente virtual da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do estado de São Paulo. Educação Online, (22), 164–175. https://doi.org/10.36556/eol.v0i22.246
Seção
Artigos