Professores em tempos de geografia crítica: aderência ao discurso hegemônico da educação e tecnologia?

Conteúdo do artigo principal

Jaciara Carvalho
Gabriel Martins Alves Abboud

Resumo

Há algum tempo, alguns pesquisadores da área da educação denunciam o discurso hegemônico que costuma associar tecnologias digitais à ideia de “melhoria” e “mudança”, reverberando muitas vezes uma concepção otimista e “solucionista” atribuída às tecnologias na sociedade. A partir desse recorte, este trabalho apresenta uma pesquisa exploratória, realizada com professores que teriam sido formados a partir da “geografia nova", também conhecida como “geografia crítica”, para identificar se os docentes escapariam à visão dominante. A análise de conteúdo sugere que, embora os entrevistados afirmem que compartilham as concepções dessa abordagem da geografia, a maioria não utiliza seus fundamentos para ensinar, apresentando também poucas críticas em relação às tecnologias digitais. Nesse sentido, adotariam a perspectiva da geografia tradicional e seguiriam o discurso dominante na sociedade.

Detalhes do artigo

Como Citar
Carvalho, J., & Martins Alves Abboud, G. (2022). Professores em tempos de geografia crítica: aderência ao discurso hegemônico da educação e tecnologia?. Educação Online, 17(41), 164–185. https://doi.org/10.36556/eol.v17i41.1192
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Jaciara Carvalho, Universidade Estácio de Sá

Titulação: doutora em educação (USP)   Função atual: professora no PPGE/Unesa   Área de pesquisa: educação e tecnologias  

Gabriel Martins Alves Abboud, Universidade Estácio de Sá

Titulação: licenciatura em geografia pela Federação de Escolas Simonsen; mestre em educação (Unesa)   Função atual: membro do grupo de pesquisa Conexões: estudos e pesquisas em educação e tecnologia   Área de pesquisa: educação e tecnologia

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