Gênero e diversidade na escola: uma análise das políticas de formação continuada desenvolvidas entre 2009 e 2010 no Paraná
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As relações desiguais de gênero estão diretamente relacionadas aos processos educacionais formais e não formais. Nesse sentido, as políticas de formação de professoras/es se tornam fundamentais na promoção de uma educação para relações igualitárias. Nesta pesquisa, fundamentada na perspectiva do materialismo histórico-dialético, buscamos compreender como se organizou e realizou o curso de formação continuada Gênero e Diversidade na Escola - GDE, disponibilizado em 2009 e 2010, no estado do Paraná. Foram analisados os relatórios oficiais da Secretaria Estadual de Educação, além da entrevista com a coordenadora do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual – NGDS à época. Concluímos que as políticas apresentadas assumiram um caráter diferenciado no Paraná, ao propor novos caminhos de enfrentamento às situações de violências de gênero, preconceito e discriminação dentro das instituições escolares.
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista estão cientes de que todo o conteúdo desta revista é de acesso aberto, público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos, sob os termos da licença CC BY-NC 4.0 (CC Attribution-NonCommercial 4.0)