Alfabetização de crianças com dislexia: algumas reflexões a respeito dos vídeos que circulam no canal YouTube destinados aos docentes

Conteúdo do artigo principal

Ana Claudia da Silva Rutzen
Cleide dos Santos Pereira Sopelsa
Rita Buzzi Rausch

Resumo

A alfabetização de crianças com dislexia tem se apresentado como um desafio aos professores. Na busca por informações, os docentes têm encontrado nos canais do YouTube, vídeos sobre o tema. Diante disso, este artigo, de caráter qualitativo, teve como objetivo geral desvelar as características dos vídeos sobre alfabetização para crianças com dislexia veiculados no YouTube, destinados ao público docente. O estudo se fundamenta na teoria histótico-cultural e em estudos do campo da formação de professores e da alfabetização. A pesquisa se caracteriza como documental. Os documentos analisados foram os dez vídeos do YouTube mais visualizados no período de 2010 a 2020. A análise dos dados aponta que os conteúdos são apresentados de modo superficia,l o que pode levar à dificuldades no processo de alfabetização. É fundamental que o professor tenha clareza da intencionalidade das propostas que desenvolve, para que possa avaliar de forma criteriosa e crítica os materiais que seleciona para a sua ação pedagógica.


 


Abstract


            The literacy of children with dyslexia has been a challenge for teachers. In the search for information, teachers have found videos on the topic on YouTube channels. This article is qualitative nature one and aims to characterize the contents about literacy for children with dyslexia broadcasted in videos on the YouTube, aimed at teaching audiences. The study is based on the cultural-historical theory and on studies about teacher training and literacy theoretically based on Vigotski (1998; 1999), Smolka (1999), Mortatti (2000), Soares (2006; 2016), Kleiman (2005), and Vaillant & Marcelo (2012). This research is a documental one. The documents analyzed were the ten most viewed YouTube videos from 2010 to 2020. The data were analyzed, enabling the following interpretations: These contents are presented in a superficial and, in some cases, wrong way, which can lead to difficulties in the literacy process. It is essential that the teacher has clarity of the intention of their actions, so that they can carefully and critically evaluate the materials they select for their pedagogical action.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
da Silva Rutzen, A. C. ., Pereira Sopelsa, C. dos S., & Buzzi Rausch, R. (2023). Alfabetização de crianças com dislexia: algumas reflexões a respeito dos vídeos que circulam no canal YouTube destinados aos docentes. Educação Online, 18(42), e231809. https://doi.org/10.36556/eol.v18i42.1145
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ana Claudia da Silva Rutzen, Universidade Regional de Blumenau - Furb

Titulação: graduação em pedagogia

Função atual: professora de ensino fundamental da rede particular de ensino de Blumenau (SC)

Área de pesquisa: formação de professores

 

Cleide dos Santos Pereira Sopelsa, Universidade Regional de Blumenau - Furb

Titulação: doutora em educação (Furb); mestrado em educação pela Universidade Regional de Blumenau – Furb

Função atual:  Professora do Curso de Pedagogia - FURB e da Rede Pública de Ensino de Blumenau (SC)

Área de Pesquisa: Formação de Professores

Rita Buzzi Rausch, Universidade Regional de Blumenau - Furb

Titulação: doutora em educação.

Função atual: professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau-Furb e no Programa de Pós-Graduação da Universidade da região de Joinville - Univille

Área de pesquisa: formação de professores