De pinho em pinho: educação financeira de alunos do 9º ano do ensino fundamental
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo objetiva analisar as contribuições de um projeto de educação financeira desenvolvido com alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Belo Horizonte. O trabalho foi desenvolvido pelos professores de arte, língua portuguesa e matemática e contou com a colaboração de outros professores e funcionários da escola, para a realização do Banco Escola Vila Pinho e o Mercado Escola. A metodologia de pesquisa teve uma abordagem qualitativa. A análise dos resultados evidenciou que as atividades propostas contribuíram para que os estudantes se tornassem mais conscientes e críticos em relação ao consumo, riscos e oportunidades financeiras, bem como compreendessem conceitos e procedimentos relativos aos juros compostos, preenchimento de formulários, empréstimos e conta poupança.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.