Caso de ensino: narrativa sobre a indisciplina e a violência na instituição escolar
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente estudo se pautou em um caso de ensino, vivenciado por um professor em início de carreira. O objetivo do artigo foi analisar a postura reflexiva do docente diante de situações de conflito. A investigação adotou a abordagem qualitativa, analisando um caso de ensino narrado por um jovem docente de arte, atuante em uma escola pública municipal de ensino fundamental, localizada na região metropolitana do Vale do Paraíba – SP. Ao abordar a indisciplina e a violência na instituição escolar, o estudo destacou que a escola é um espaço de formação e aprendizagem para todos os atores nela inseridos. O estudo evidenciou que a narração de casos de ensino é um fértil material para discussão de formação dos profissionais da educação. Constatou-se ainda que o desenvolvimento dos profissionais da educação ocorreu por meio da autorreflexão. Espera-se que o caso de ensino relatado seja tomado como uma oportunidade para reelaboração de ações no fazer pedagógico docente.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.