Ensino da produção textual como movimento formativo processual no contexto do ensino médio

Conteúdo do artigo principal

Maristela Righi Lang
Lenir Basso Zanon

Resumo

Este artigo parte de uma tese cujo estudo foca as percepções das professoras participantes. Considera-se o ensino da produção textual como movimento gradativo e processual, perpassando o contexto do ensino médio. Os dados decorrem de um processo de pesquisa vivenciado em uma escola estadual do estado do Rio Grande do Sul, com base na questão: “Quais as principais percepções dos participantes da pesquisa sobre características, desafios e possibilidades do ensino, que marcam a prática de produção textual, coletivamente vivenciada na escola?”. A pesquisa, de natureza qualitativa, abrangeu aplicação de questionário e construção de diário de bordo. Os resultados referendam a aposta na formação docente continuada como condição para promover processos de ensino que potencializem o pleno desenvolvimento humano. Também permitem afirmar que o ensino da produção textual é um processo gradativo e sinaliza que, quando professor e estudante analisam e reconstroem em conjunto os textos, retomam e expandem ciclos de aprendizagem e desenvolvimento, na imbricação entre áreas, conhecimentos linguísticos e formas como isso se faz presente na enunciação e produção do texto.

Detalhes do artigo

Como Citar
Lang, M. R., & Zanon, L. B. (2022). Ensino da produção textual como movimento formativo processual no contexto do ensino médio. Educação Online, 17(41), 22–43. https://doi.org/10.36556/eol.v17i41.1118
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Lenir Basso Zanon, Unijuí

Titulação: doutora em educação pela Universidade Metodista de Piracicaba   Função atual: professora do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (Ppgec) - Unijuí- RS    Área de pesquisa: currículo e formação de professores

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