Identificação da formação de profissionais da educação infantil sobre o tema do abuso sexual
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo teve como objetivo identificar o conhecimento dos profissionais que atuam na educação infantil com relação ao tema do abuso sexual e detectar se o tema faz parte de sua formação inicial ou continuada. Ao mesmo tempo, avaliar a sua capacidade de identificar os sintomas que uma criança sexualmente abusada apresenta, bem como se os procedimentos necessários de proteção à criança têm sido adotados. Para isso, foi aplicado um questionário para 15 profissionais da educação, a fim de avalia a eficácia de cursos de graduação ou formação continuada acerca da temática. Como resultado, observou-se que a grande maioria dos profissionais teve um conhecimento insuficiente sobre o tema, apontando a necessidade de se aperfeiçoar a capacitação dos que atuam no âmbito escolar, como peça fundamental de prevenção e proteção da criança no que tange ao abuso sexual infantil.
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista estão cientes de que todo o conteúdo desta revista é de acesso aberto, público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos, sob os termos da licença CC BY-NC 4.0 (CC Attribution-NonCommercial 4.0)