Metodologias ativas e tradicionais de ensino na formação do profissional de enfermagem: comparativo entre duas turmas

Conteúdo do artigo principal

Clariane Ramos Lôbo

Resumo

O estudo é descritivo transversal e quantitativo, com o objetivo de comparar o desempenho de notas entre duas turmas, uma no ensino tradicional e outra nos moldes das metodologias ativas. Para análise, foram utilizados o software IBM SPSS Statistics 23 e o GraphPad Prism 7. Participaram 64 alunos, todos cursavam o 4º semestre do curso de enfermagem, durante a disciplina dietoterapia e nutrição aplicadas à enfermagem. Não houve desempenho significativamente diferente entre as duas turmas, nem na primeira e nem na segunda avaliação de aprendizagem. Por outro lado, se considerarmos a média de 0 a 10, a média da turma A na primeira avaliação, foi de 4,4 pontos (metodologia tradicional), e, na turma B, foi de 4,7 pontos - uso de metodologias ativas. Mesmo que estaticamente não tenha demonstrado diferença, fica a inferência de que há benefícios nessa proposta de modelo ativo, com o uso das tecnologias digitais, transformando e auxiliando a forma tradicional de ensino e aprendizagem.

Detalhes do artigo

Como Citar
Ramos Lôbo, C. (2021). Metodologias ativas e tradicionais de ensino na formação do profissional de enfermagem: comparativo entre duas turmas. Educação Online, 16(37), 1–14. https://doi.org/10.36556/eol.v16i37.736
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Clariane Ramos Lôbo, Faculdades Integradas Iesgo

Mestre em ciências e tecnologias em saúde, pela Universidade de Brasília. Especialista em Educação no Nível Superior, especialista em Saúde da Família, especialista em Saneamento e Saúde Ambiental e em Educação técnica e tecnológica. Atualmente, leciona e trabalha com projetos na área de educação, humanização, aleitamento materno, corporalidade e Fake News na Ciências da Saúde.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.