O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este texto investiga questões que abordam o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em diferentes contextos, apresentadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Analisa questões dos exames de 2010 a 2015 e identifica as habilidades e competências requeridas para resolvê-las. Destaca o uso da Internet e seus benefícios no ensino escolar, do Twitter, o uso de recursos tecnológicos nos processos produtivos nas empresas, o texto eletrônico e seus benefícios, o blog como ferramenta de auxílio ao ensino, e, por fim, a aplicação das TICs na agricultura. Conclui que o uso das TICs, em especial a Internet, requer novas condutas dos educadores para poderem utilizar essas ferramentas de modo adequado, tornando-as aliadas do ensino e da aprendizagem.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.