Construção de e-book como ferramenta de ensino-aprendizagem no curso superior de enfermagem: aplicação na disciplina de prática integradora IV

Conteúdo do artigo principal

Lidia Dalgallo
https://orcid.org/0000-0003-1328-9483
Alessandra Dutra
https://orcid.org/0000-0001-5119-3752
Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira
https://orcid.org/0000-0002-0432-5182

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar a percepção dos alunos de enfermagem, ao utilizar uma ferramenta tecnológica para elaborar um e-book digital, como processo de construção do aprendizado a partir de uma pesquisa de campo sobre a disciplina prática integradora IV do curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública. Propôs-se aos discentes a construção de e-books como metodologia de aprendizagem, seguida de um questionário para avaliar a experiência. As respostas apontaram que 70% dos alunos afirmaram que a proposta contribuiu efetivamente para construção do aprendizado. Além disso, 63% relataram que a proposta os motivou, ao instigá-los a pesquisar de forma autônoma e ao lhes proporcionar o acesso a novas ferramentas e recursos tecnológicos. Os resultados demonstram que a interatividade oportunizada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), como a utilizada na pesquisa, tem influência positiva no processo ensino-aprendizagem e contribui para redução da lacuna existente entre a teoria e a prática, facilitando a assimilação e apropriação do conteúdo.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Lidia Dalgallo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (UFPR)

Titulação: doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (UTFPR), mestre em educação (PUCPR), graduada em enfermagem (PUCPR), Ponta Grossa (PR)

Função atual: professora assistente no curso de bacharelado em enfermagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Área de pesquisa: enfermagem - estágio curricular supervisionado com enfoque na ciência, tecnologia, sociedade.

http://lattes.cnpq.br/1890871393697137

 

Alessandra Dutra, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Utfpr)

Titulação: doutora em linguística e língua portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008)

Função atual: docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (Ppgect) da UTFPR, Campus Ponta Grossa – Paraná

Área de pesquisa: multiletramentos - letramentos Digitais, desenvolvimento do pensamento computacional

http://lattes.cnpq.br/6750951618583167

Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Utfpr)

Titulação: doutora em educação científica e tecnológica (UFSC), mestre em tecnologia (Utfpr), graduada em farmácia/bioquímica e educação física (UEPG), Ponta Grossa (PR) – Brasil.

Função atual: professora permanente do mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia – Ppgect

Área de pesquisa: educação tecnológica, ciência, tecnologia e Sociedade - CTS, ensino de ciências, formação continuada de professores e empreendedorismo

http://lattes.cnpq.br/4964620822134669