As práticas pedagógicas educomunicativas na integração das agências de formação: um estudo de caso do Programa de Extensão Educom.Cine

Conteúdo do artigo principal

Rafael Gué Martini
Ademilde Silveira Sartori
Ana Flávia Garcez

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar a contribuição das Práticas Pedagógicas Educomunicativas (PPE) para a integração das diversas agências de formação social envolvidas no ecossistema educomunicativo da escola. Nele, avaliamos os resultados do uso estratégico da comunicação com fins educativos, sob o ponto de vista do campo da educomunicação. Para tanto, foi realizado um estudo de caso do Programa de Extensão Educom.Cine: Participação e Cidadania, promovido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O programa ofertou oficinas de educomunicação audiovisual e vivências socioambientais, para voluntários de organizações locais e estudantes do 6º e do 9º ano, de uma escola no município de Florianópolis/SC. A análise foi realizada a partir do dispositivo sociocomunicacional de Vizer (2012), em cruzamento com as seis áreas de intervenção da educomunicação. Por fim, constatamos que desenvolvemos práticas educativas ancoradas em princípios da educomunicação.


Abstract


This article aims to identify the contribution of Educommunicative Pedagogical Practices (EPP) in the integration of the various social training agencies involved in the school's educommunicative ecosystem. We evaluated the results of the strategic use of communication for educational purposes, from the point of view of the educommunication field. To this end, a case study of the Educom.Cine Extension Program: Participation and Citizenship, promoted by the Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), was carried out. The program offered audiovisual educommunication workshops and socio-environmental experiences for local organizations’ volunteers and 6th and 9th grade students from a school in the city of Florianópolis/SC. The analysis was carried out from the socio-communicational device of Vizer (2012) in intersection with the six areas of educommunication intervention. Finally, we realize that we developed educational practices anchored in educommunication principles.

Detalhes do artigo

Como Citar
Gué Martini, R., Silveira Sartori, A., & Flávia Garcez, A. . (2023). As práticas pedagógicas educomunicativas na integração das agências de formação: um estudo de caso do Programa de Extensão Educom.Cine. Educação Online, 18(43), e23184303. https://doi.org/10.36556/eol.v18i43.1297
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rafael Gué Martini, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)

Titulação: Doutor em Educação - Tecnologia Educativa   Função: Professor Adjunto da Udesc   Área de pesquisa: Educomunicação, audiovisual, tecnologias para o cuidado, atenção primária à saúde

Ademilde Silveira Sartori, UDESC

Titulação: doutora em ciências da comunicação pela Universidade de São Paulo; doutora honoris causa em educação pela Unilogos (EUA);

Função atual: professora titular do Departamento de Pedagogia da Udesc; coordenadora do Laboratório de Mídias e Práticas Educativas - Lampe/Faed/Udesc; líder do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia (EducomFloripa), CNPq/Udesc;  coordenadora do Observatório Ibero-americano de Educomunicação (Bernunça n.0)

Área de atuação: comunicação e educação, educomunicação, mídia e educação, ecossistemas educomunicativos. 

Ana Flávia Garcez, Universidade do Estado de Santa Catarina Udesc

Titulação: bacharel em comunicação social, habilitação em relações públicas pela Universidade de Caxias do Sul (2000); mestre em ciências da comunicação em processos midiáticos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004); especialista em gestão de políticas sociais pela Universidade de Caxias do Sul (2009)

Função atual: professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc

Área de atuação: educação, comunicação e tecnologia, educação e cultura, educação, direitos humanos e gestão de políticas públicas, educação à distância, interface entre educação, comunicação e cultura para crianças, adolescentes e jovens, gestão e coordenação de redes na área da criança e do adolescente e mídias digitais. 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.