Formação continuada e o fazer socioeducativo no campo da Justiça Juvenil

Conteúdo do artigo principal

Julio Cesar Francisco
Débora Cristina Fonseca
Roseli Esquerdo Lopes

Resumo

O artigo tem por objetivo contribuir para a discussão sobre a formação dos profissionais que trabalham no atendimento ao adolescente infrator, tendo como locus de pesquisa um município do interior paulista. Os pressupostos metodológicos da pesquisa foram fundamentados no materialismo histórico-dialético, utilizando-se a análise de conteúdo no processo científico. Os resultados apontam a necessidade de estágios nos espaços das medidas socioeducativas, na preparação para o trabalho especializado com esses jovens, bem como a necessidade da inclusão de profissionais da pedagogia para planejar, acompanhar e subsidiar as práticas educativas no atendimento dos jovens infratores. Ademais, a concretização de ações planificadas no trabalho socioeducativo exige uma discussão formativa continuada que aponte para o conhecimento da trajetória e das demandas educativas de crianças e de adolescentes nas mãos do Estado.

Detalhes do artigo

Como Citar
Francisco, J. C., Fonseca, D. C. ., & Esquerdo Lopes, R. . (2022). Formação continuada e o fazer socioeducativo no campo da Justiça Juvenil. Educação Online, 17(39), 196–219. https://doi.org/10.36556/eol.v17i39.1077
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Julio Cesar Francisco, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Formação: pedagogo, mestre e doutor em educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Função atual: pesquisador associado ao Laboratoire interdisciplinaire de la sociologie économique – Lise/Cnam, pesquisador no grupo de estudos e pesquisas em "Educação, Participação Democrática e Direitos Humanos" - GEPEPDH/Unesp, Pesquisador no grupo de pesquisa "História, Sociedade e Educação no Brasil" - HISTEDBR/Unicamp, sob supervisão de Dermeval Saviani.

 

Débora Cristina Fonseca, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho” (Unesp), Rio Claro/SP

Formação: psicóloga, doutora em psicologia social- PUC/SP. 

Função atual: docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação/IB Unesp - Rio Claro, líder do Grupo de Pesquisas GEPEPDH (Unesp),  e vice-líder do  Joveduc (Unesp) e integra o INCIDIR - Laboratório Interinstitucional do IPUSP - SP.

Roseli Esquerdo Lopes, Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), São Carlos/SP

Formação: terapeuta ocupacional pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1980), especialista em saúde pública com capacitação em saúde mental pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (1980), mestre em educação pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e doutora em educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999).

Função atual: professora titular do Departamento de Terapia Ocupacional e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos.

 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.