Uma análise de algumas práticas pedagógicas executadas nas aulas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus caçador, durante um período da pandemia da Covid-19

Conteúdo do artigo principal

Thatijanne Santos Gonzaga de Carvalho Garcia
https://orcid.org/0000-0001-5041-9975
Cristiano Mesquita Garcia
Jaison Schinaider

Resumo

O coronavírus (Covid-2019) é uma doença infecciosa que surgiu na China e se espalhou rapidamente por diversos países, emergindo uma pandemia mundial. A doença trouxe não só problemas quanto à saúde física, mas também preocupações quanto à continuidade das aulas através de atividades remotas e, consequentemente, quanto ao impacto delas no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise de algumas práticas pedagógicas utilizadas nas aulas dos cursos no Instituto Federal de Santa Catarina, campus Caçador, durante uma parte do período da pandemia da Covid-19 (março a dezembro de 2020). Espera-se, por fim, que esses resultados possam auxiliar os professores na melhoria do processo de ensino-aprendizagem dos alunos do IFSC-Caçador, preenchendo as possíveis falhas e lacunas, de acordo com o perfil de cada segmento educacional analisado neste estudo.

Detalhes do artigo

Como Citar
Santos Gonzaga de Carvalho Garcia, T., Mesquita Garcia, C., & Schinaider, J. (2022). Uma análise de algumas práticas pedagógicas executadas nas aulas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus caçador, durante um período da pandemia da Covid-19 . Educação Online, 17(39), 59–78. https://doi.org/10.36556/eol.v17i39.1028
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Thatijanne Santos Gonzaga de Carvalho Garcia, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Formação: bacharelado em zootecnia (2012), mestrado em ciências veterinárias (2014), doutorado em zootecnia (2017), todos pela Universidade Federal de Lavras. Licenciatura em pedagogia (2019) pelo Claretiano Centro Universitário e especialização em interdisciplinaridade e práticas pedagógicas na educação básica (2021) pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Função atual: orientadora pedagógica no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Unidade Caçador, Santa Catarina.

Área de Pesquisa: educação profissional.

Cristiano Mesquita Garcia, Instituto Federal de Santa Catarina

Formaçãobacharelado em sistemas de informação pela Universidade Federal de Lavras (2015), especialização em tecnologias para aplicações web pela Unopar (2016), mestrado em engenharia de sistemas e automação pela Universidade Federal de Lavras (2018), licenciatura em informática pela Uniasselvi (2020).

Função atual: professor do Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Caçador

Área de Pesquisa: inteligência artificial, mineração de dados, ciência de dados, big data

Jaison Schinaider, Instituto Federal de Santa Catarina

Formação: doutor em filosofia (área de concentração epistemologia e lógica)

Função atual: professor do Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Caçador

Área de pesquisa: fundamentos lógicos e filosóficos das teorias científicas.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.