Trabalho doecente na rede municipal de ensino de Porto Alegre/RS (RME/POA)

Conteúdo do artigo principal

Caroline Pereira Leal

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as relações entre o contexto de trabalho, a partir da nova rotina escolar da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS (RME/POA), e o adoecimento docente. Buscaremos indicar de que maneira o processo reformista e os instrumentos adotados por esse modelo de gestão podem ter exercido efeitos sobre a saúde dos professores da RME/POA, tornando-o um trabalho doecente. Por meio de pesquisa documental, fizemos uma análise de abordagem qualitativa e verificamos que a nova rotina escolar levou à intensificação do trabalho docente e pode ter contribuído para o aumento de afastamentos de professores e professoras de suas atividades laborais para tratamento de saúde.

Detalhes do artigo

Como Citar
Pereira Leal, C. (2022). Trabalho doecente na rede municipal de ensino de Porto Alegre/RS (RME/POA). Educação Online, 17(39), 1–18. https://doi.org/10.36556/eol.v17i39.1000
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Caroline Pereira Leal, PUCRS

Formação: doutora e mestre em história pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e especialista em gestão pública pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs).

Função atual: docente na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RME/POA), nas disciplinas de história geografia, iniciação científica e na coordenação da Educação de Jovens e Adultos.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.