Desafios de implantação da educação remota no período da Covid-19: uma análise a partir da percepção de docentes do nível técnico
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Resumo
Este artigo objetivou analisar os desafios de implantação da educação remota, no período da Covid-19, no ensino técnico, a partir da percepção dos docentes. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo. Os dados foram coletados, categorizados e analisados por meio da técnica da análise de conteúdo. Os resultados comprovaram que os docentes foram treinados, porém com necessidade de maior carga horária. Em relação às plataformas digitais, o Microsoft Teams® se mostrou adequado na condução das aulas e a Nearpod® como metodologia de aplicação de jogos. Os pontos positivos foram o aprendizado em novas ferramentas e o modelo de home office para a realização das aulas. Como limitações, evidenciaram-se a instabilidade das conexões de Internet, ruídos externos e a dispersão dos alunos em aulas mais prolongadas. Embora os discentes reconheçam o cenário remoto de ensino, há, entre eles, a partir da percepção dos docentes, uma expectativa e desejo de retorno às aulas presenciais. Os professores também destacaram que, mesmo após o retorno das aulas presenciais, o uso mais intensivo de tecnologia e a aplicação de aulas remotas devem ser mais frequentes.
Palavras-chave: Educação remota, Covid-19, Cursos técnicos
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