Sobre o sentido e a eficácia da atividade de estudo: uma reflexão no seio da teoria da relação com o saber
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho apresenta aspectos sobre como a atividade do aluno é compreendida dentro da teoria da relação com o saber de Bernard Charlot. Para isso, fizemos um esforço de investigação, concretizado numa análise conceitual de sua obra. Considerando a centralidade da discussão do sentido na compreensão da atividade humana, iniciamos com a exposição de dois dos principais motivos que nos levaram à uma reflexão sistemática acerca dessa teoria. Na sequência, fazemos uma apresentação da teoria, considerando elementos importantes na sua gênese e questões básicas em torno das quais ela é construída. Em seguida, discutimos os conceitos de sentido e eficácia da atividade de estudo. Finalmente, abordamos dois pressupostos fundamentais da teoria para aprofundar a compreensão dessa atividade, o caráter indireto das ações educacionais e a necessidade de se construir o sujeito epistêmico como aspecto central na organização e realização de uma outra escola e de uma outra relação com o saber.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.