Atribuição de causalidade, desempenho escolar e currículos socioemocionais: aproximações críticas entre sociologia e psicologia da educação
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Recorrendo a contribuições de autores do campo da sociologia e da psicologia da educação, o presente ensaio propõe tensionar a causalidade atribuída ao sucesso e fracasso escolar em nível macro e micro, investigando possibilidades de intervenção sobre esses fenômenos. Nesse processo, fazemos referência às competências socioemocionais que vêm sendo focalizadas em políticas curriculares recentes, sobretudo no que diz respeito à sua relação com o desempenho escolar. Contemplamos, por fim, perspectivas críticas que associam tais habilidades ao investimento em capital humano, sugerindo outras possibilidades de leitura e ressignificação, que podem surgir no momento da implementação no nível das escolas.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.