Escolha de diretores escolares nas redes estaduais de ensino: desafios e perspectivas atuais
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O diretor escolar da rede pública de ensino no Brasil é, em sentido amplo, um agente público, vinculado à União, estado ou município, dependendo do pertencimento de sua unidade escolar. Considerando a autonomia dos entes federados na definição das formas de acesso ao cargo ou função de diretor, elas podem variar muito, tanto entre redes de ensino como numa mesma rede. Este artigo apresenta um levantamento de dados atuais referentes às formas de provimento ao cargo ou função de diretor de escolas públicas nas redes estaduais de ensino. Abordando os aspectos legais na discussão sobre os conceitos de cargo e função/eleição e consulta, discutimos a diversidade nas formas de provimento ao cargo ou função do diretor escolar nessas redes, à luz dos estudos sobre gestão e liderança escolar, e propomos uma reflexão sobre os impactos desses diferentes encaminhamentos.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.