Políticas públicas educacionais: uma análise feita por meio de redes sociais entre os anos de 1997 e 2017
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo apresenta um panorama sobre a temática política pública educacional, mapeada a partir de 216 artigos publicados entre os anos de 1997 e 2017, extraídos de 31 periódicos brasileiros encontrados no SciELO. Utilizando como fundamentação a catalogação de dados específicos que compõem esses artigos, foi utilizada como ferramenta metodológica a análise de redes sociais para inferência e representatividade da informação. A partir dessa investigação, foi possível verificar o número de trabalhos desenvolvidos sob essa temática no período, os autores que mais se destacaram dentre as publicações e a variedade das temáticas abordadas indicadas pelas 821 palavras-chave contidas nesses artigos. Mediante as análises realizadas, destacaram-se quatro grandes grupos de pesquisas que dão ênfase às discussões sobre políticas públicas no Brasil, além da efetiva participação das regiões sul e sudeste à frente dessas pesquisas. Um fator que merece atenção ao ser explicitado nos resultados foi o quantitativo de trabalhos desenvolvidos de autoria única.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.