Projeto de letramento local e situado: a necessidade de um olhar reflexivo sobre a realidade dos alunos
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de doutorado cujo propósito foi analisar as contribuições das ações desenvolvidas em um programa de formação continuada colaborativa, para elaboração e implementação de um projeto de letramento. Tomou-se como ponto de partida um problema de interesse do grupo de professores: o descarte irregular de lixo. Por intermédio de pesquisa-ação, de caráter qualitativo-interpretativista e de cunho etnográfico, neste artigo, por questão de espaço, foi descrito e analisado apenas o processo de implementação de um projeto de letramento. Nesse sentido, a perspectiva teórica se vinculou à abordagem sociocultural e etnográfica dos estudos de letramento (STREET, 1984; 1993; 2001; 2003; 2012; 2014; KLEIMAN, 1995) e nos pressupostos do dialogismo bakhtiniano (BAKHTIN; VOLOCHINOV, [1929] 2009; BAKHTIN, [1934-35/1975] 1988; [1952-53/1979] 2003).
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.