Pesquisa-ação colaborativa na docência universitária: da reflexão à transformação de práticas educativas

Conteúdo do artigo principal

Fabrício Oliveira da Silva
Marinalva Lopes Ribeiro

Resumo

 


Este trabalho analisa a pesquisa-ação colaborativa enquanto lócus da produção dialógica na docência universitária e como espaço reflexivo de transformação de práticas educativas, entendido como um modo de favorecer o desenvolvimento profissional docente. Tem por objetivo compreender a prática de ensino de professores universitários partícipes de uma pesquisa-ação colaborativa. A pesquisa se situa no âmbito da abordagem qualitativa e tem, nas rodas de conversa e nos relatos orais das docentes colaboradoras, os dispositivos para coleta de dados. Entre alguns resultados, o estudo evidenciou que a reflexão sobre a prática se insurge, no contexto da pesquisa-ação colaborativa, como um modo de o professor tecer uma rede de compreensão sobre diferentes estratégias de aprendizagem, rede essa que o docente pode desenvolver em sua prática educativa, considerando os contextos específicos dos estudantes no que tange às dificuldades de aprendizagem.

Detalhes do artigo

Como Citar
Silva, F. O. da, & Ribeiro, M. L. (2019). Pesquisa-ação colaborativa na docência universitária: da reflexão à transformação de práticas educativas. Educação Online, 14(30), 53–73. https://doi.org/10.36556/eol.v14i30.515
Seção
Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.