Graduação a distância: uma reflexão baseada no perfil dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Biologia pelo Consórcio Setentrional, em Mato Grosso do Sul.
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A Educação a Distância surgiu na antiguidade, ganhou forma com a escrita impressa e novo significado com o advento da Internet. Em 2006, a UFMS e outras seis universidades constituíram o Consórcio Setentrional para Licenciatura em Biologia, objetivando qualificar professores leigos e demanda social, em nove municípios de Mato Grosso do Sul. Este trabalho tem como objetivo traçar o perfil desses acadêmicos. De 154 entrevistados, 71,1% são mulheres, e 29,9% homens, a maioria com idade acima de 29 anos, concluíram o ensino médio há mais de 10 anos, casados, com filhos, trabalham e, no caso das mulheres, ainda cuidam do lar. Entre os pesquisados, 42,9% afirmaram que não poderiam fazer um curso presencial, de modo que a modalidade a distância atende aos objetivos de qualificação profissional para suas regiões e de inclusão social.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.