Graduação a distância: uma reflexão baseada no perfil dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Biologia pelo Consórcio Setentrional, em Mato Grosso do Sul.

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Iêda Maria Novaes Ilha
Danielle Serra Lima
Sandra dos Santos Cereali
Antonio Lino Rodrigues Sá

Resumo

A Educação a Distância surgiu na antiguidade, ganhou forma com a escrita impressa e novo significado com o advento da Internet. Em 2006, a UFMS e outras seis universidades constituíram o Consórcio Setentrional para Licenciatura em Biologia, objetivando qualificar professores leigos e demanda social, em nove municípios de Mato Grosso do Sul. Este trabalho tem como objetivo traçar o perfil desses acadêmicos. De 154 entrevistados, 71,1% são mulheres, e 29,9% homens, a maioria com idade acima de 29 anos, concluíram o ensino médio há mais de 10 anos, casados, com filhos, trabalham e, no caso das mulheres, ainda cuidam do lar. Entre os pesquisados, 42,9% afirmaram que não poderiam fazer um curso presencial, de modo que a modalidade a distância atende aos objetivos de qualificação profissional para suas regiões e de inclusão social.

 

Detalhes do artigo

Como Citar
Ilha, I. M. N., Lima, D. S., Cereali, S. dos S., & Sá, A. L. R. (2015). Graduação a distância: uma reflexão baseada no perfil dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Biologia pelo Consórcio Setentrional, em Mato Grosso do Sul. Educação Online, (19), 166–201. https://doi.org/10.36556/eol.v0i19.190
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Iêda Maria Novaes Ilha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

CCBS- Setor de Biologia Geral

Atua em Prática de Ensino em Biologia Geral

Danielle Serra Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

CCBS - Setor de Biologia Geral

Atua em Prática de Ensino em Biologia Geral

Sandra dos Santos Cereali, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

CCBS - Setor de Biologia Geral

Atua em Prática de Ensino em Biologia Geral

Antonio Lino Rodrigues Sá, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

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