Pesquisa-ação colaborativa na docência universitária: da reflexão à transformação de práticas educativas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho analisa a pesquisa-ação colaborativa enquanto lócus da produção dialógica na docência universitária e como espaço reflexivo de transformação de práticas educativas, entendido como um modo de favorecer o desenvolvimento profissional docente. Tem por objetivo compreender a prática de ensino de professores universitários partícipes de uma pesquisa-ação colaborativa. A pesquisa se situa no âmbito da abordagem qualitativa e tem, nas rodas de conversa e nos relatos orais das docentes colaboradoras, os dispositivos para coleta de dados. Entre alguns resultados, o estudo evidenciou que a reflexão sobre a prática se insurge, no contexto da pesquisa-ação colaborativa, como um modo de o professor tecer uma rede de compreensão sobre diferentes estratégias de aprendizagem, rede essa que o docente pode desenvolver em sua prática educativa, considerando os contextos específicos dos estudantes no que tange às dificuldades de aprendizagem.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.