Avaliação de competências relacionadas com a literacia de informação de estudantes do ensino superior
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A investigação que orienta este trabalho analisou competências de pesquisa, seleção e tratamento de informação científica, com recurso às TIC, entre estudantes da Universidade de Aveiro. Aplicou-se um questionário, no qual parte dos seus resultados é mostrada, em especial, os que dizem respeito ao uso das TIC no contexto de informação científica e às necessidades de formação desses estudantes nesse domínio. Pela técnica de estatística descritiva, ficou evidenciado não só que a maior parte dos estudantes indica saber utilizar ferramentas digitais, assim como têm a percepção de possuir essas competências. Contudo, há dificuldade perante atividades que demandam essa literacia. Dados deste e de outros estudos apontam a necessidade de inclusão dessa matéria no currículo.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.