O ensino de psicologia no currículo da educação básica: análise da formação docente
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo objetiva apresentar o Projeto Pedagógico do curso de licenciatura em Psicologia de uma Instituição Pública, localizada no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Pretende-se, com isso, refletir sobre a formação de professores de Psicologia levando-se em consideração as atuais políticas curriculares para a Educação Básica. Estrutura-se em duas partes: na primeira, procede-se a uma breve constituição histórica do ensino de Psicologia na Educação Básica, entrecortada de uma reflexão sobre a disciplina e as atuais políticas educacionais. Na seqüência, apresenta-se o curso de Licenciatura em Psicologia investigado. A discussão aponta que o ensino de Psicologia não comparece como disciplina obrigatória do currículo e, tão pouco, é respaldado por legislação educacional.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.