Corpo e questões de gênero e sexualidade nas atividades circenses em uma escola de Corumbá-MS, BRASIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar as normas e convenções sociais em relação ao corpo visto, a partir de questões de gênero e sexualidade, nas atividades circenses, em uma escola de Corumbá - MS. A metodologia utilizada foi a do tipo etnográfica, envolvendo entrevistas semiestruturadas com professoras e professores, direção e demais funcionários da escola, bem como alguns alunos e alunas adolescentes. Do ponto de vista teórico-metodológico, as análises seguem uma rede de autoras/es pós-estruturalistas - feministas, foucaultianas/os e queers. Tivemos como resultado ver o quanto as normas e convenções que envolvem o corpo nas práticas circenses na escola são generificadas e, ao mesmo tempo, heteronormativas, ainda que favoreçam também o reconhecimento de alunas/os gordas/os e os efeminados.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.