Corpo e questões de gênero e sexualidade nas atividades circenses em uma escola de Corumbá-MS, BRASIL

Conteúdo do artigo principal

Mauro Palmeira Mota
Tiago Duque

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as normas e convenções sociais em relação ao corpo visto, a partir de questões de gênero e sexualidade, nas atividades circenses, em uma escola de Corumbá - MS. A metodologia utilizada foi a do tipo etnográfica, envolvendo entrevistas semiestruturadas com professoras e professores, direção e demais funcionários da escola, bem como alguns alunos e alunas adolescentes. Do ponto de vista teórico-metodológico, as análises seguem uma rede de autoras/es pós-estruturalistas - feministas, foucaultianas/os e queers. Tivemos como resultado ver o quanto as normas e convenções que envolvem o corpo nas práticas circenses na escola são generificadas e, ao mesmo tempo, heteronormativas, ainda que favoreçam também o reconhecimento de alunas/os gordas/os e os efeminados.

Detalhes do artigo

Como Citar
Mota, M. P., & Duque, T. (2018). Corpo e questões de gênero e sexualidade nas atividades circenses em uma escola de Corumbá-MS, BRASIL. Educação Online, 13(28), 39–59. https://doi.org/10.36556/eol.v13i28.395
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Mauro Palmeira Mota, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal - Programa de Pós Graduação em Educação

Professor de Educação Física, atuante na área de Ginástica para Todos, Ginástica Acrobática e Ginástica Circense. Professor no Projeto "Atividades Circenses" na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal, Coordenador do Grupo Acrobático ACRUN e Professor de Treinamento Funcional. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no Campus do Pantanal com a dissertação "Corpo e questões de gênero e sexualidade nas atividades circenses em uma escola de Corumbá/MS" 

Tiago Duque, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor do Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campus de Campo Grande), do Mestrado em Educação (Campus do Pantanal - Corumbá) e do Mestrado em Antropologia Social da Faculdade de Ciências Humanas (FACH). Possui doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2013) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2009). Fez graduação e licenciatura em Ciências Sociais (2005) e graduação em Ciências Religiosas (1999) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas

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