L’épreuve du confinement dans les quartiers populaires en France: un analyseur de l’inertie des inégalités socio-spatiales d’éducation

Conteúdo do artigo principal

Choukri Ben Ayed
Najat Bentiri

Resumo

Cet article repose sur une enquête réalisée par observation participante durant toute la période du confinement dans un quartier populaire français1. Celui-ci a pour particularité d’être en proie à de grandes difficultés sociales et économiques ainsi qu’à une défaillance patente des services publics, dans et en dehors de l’école. L’article étudie le vécu des populations durant le confinement au regard de la grande fragilité des services publics à commencer par l’école qui n’est pas parvenu à assurer la continuité pédagogique. Il insiste sur l’impact psychologique, sanitaire et économique des populations les plus vulnérabilisées aboutissant même à des formes de détresse prononcées dont les séquelles sont toujours perceptibles après le confinement.


Resumo


Este artigo se baseia em uma pesquisa realizada por meio de observação participante, durante todo o período de confinamento, em um bairro francês de classe trabalhadora1. O bairro é caracterizado por grandes dificuldades sociais e econômicas e uma clara falta de serviços públicos, tanto dentro quanto fora da escola. Este artigo examina as experiências da população, durante o período de confinamento, em termos da fragilidade dos serviços públicos, começando pelas escolas, que não conseguiram garantir a continuidade da educação. Ele enfatiza o impacto psicológico, de saúde e econômico sobre os setores mais vulneráveis da população, levando até mesmo a formas pronunciadas de angústia, cujos efeitos posteriores ainda são perceptíveis após o confinamento.

Detalhes do artigo

Como Citar
Ayed, C. B., & Bentiri, N. (2025). L’épreuve du confinement dans les quartiers populaires en France: un analyseur de l’inertie des inégalités socio-spatiales d’éducation. Educação On-Line, 20(48), e252048FSP08. https://doi.org/10.36556/eol.v20i48.2022
Seção
Desigualdades socioespaciais, desafios e perspectivas educacionais na Pandemia de Covid-19
Biografia do Autor

Choukri Ben Ayed, Université de Limoges, França

Titulação: doutorado HDR (Habilitation à Diriger des Recherches)


Função atual: professor na Universidade de Limoges

Área de pesquisa: sociologia da educação, desigualdades territoriais, discriminação escolar

Najat Bentiri, Organisation Pacte 34

Titulação: doutorado em psicologia 

Função atual:  membro da Institution : PACTE 34 ( Psychologie Accompagnement Transculturalité Éducation 34) 

Área de pesquisa : desigualdades sociais na saúde, discriminações, pobreza

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.