L’épreuve du confinement dans les quartiers populaires en France: un analyseur de l’inertie des inégalités socio-spatiales d’éducation
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Cet article repose sur une enquête réalisée par observation participante durant toute la période du confinement dans un quartier populaire français1. Celui-ci a pour particularité d’être en proie à de grandes difficultés sociales et économiques ainsi qu’à une défaillance patente des services publics, dans et en dehors de l’école. L’article étudie le vécu des populations durant le confinement au regard de la grande fragilité des services publics à commencer par l’école qui n’est pas parvenu à assurer la continuité pédagogique. Il insiste sur l’impact psychologique, sanitaire et économique des populations les plus vulnérabilisées aboutissant même à des formes de détresse prononcées dont les séquelles sont toujours perceptibles après le confinement.
Resumo
Este artigo se baseia em uma pesquisa realizada por meio de observação participante, durante todo o período de confinamento, em um bairro francês de classe trabalhadora1. O bairro é caracterizado por grandes dificuldades sociais e econômicas e uma clara falta de serviços públicos, tanto dentro quanto fora da escola. Este artigo examina as experiências da população, durante o período de confinamento, em termos da fragilidade dos serviços públicos, começando pelas escolas, que não conseguiram garantir a continuidade da educação. Ele enfatiza o impacto psicológico, de saúde e econômico sobre os setores mais vulneráveis da população, levando até mesmo a formas pronunciadas de angústia, cujos efeitos posteriores ainda são perceptíveis após o confinamento.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista estão cientes de que todo o conteúdo desta revista é de acesso aberto, público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos, sob os termos da licença CC BY-NC 4.0 (CC Attribution-NonCommercial 4.0)