Policy Capacities e a educação em tempos de pandemia: a experiência de Minas Gerais

Conteúdo do artigo principal

Jianne Ines Fialho Coelho
Breynner Ricardo de Oliveira

Resumo

O artigo, de cunho qualitativo, discute as capacidades mobilizadas pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE), para o desenho e a implementação do programa de educação remota (Regime Especial de Atividades Não Presenciais – Reanp) em tempos de pandemia. Ancorados no conceito de policy capacity de Wu et al. (2015), analisamos as ações engendradas pelos atores envolvidos no processo de construção e implementação da política de educação remota, discutindo a mobilização das capacidades preexistentes, criadas ou fortalecidas, ressaltando os desafios da educação no enfrentamento da crise e nas respostas às questões complexas que surgiram em decorrência da pandemia. Para tal, foram entrevistados seis Burocratas do Alto Escalão na SEE, entre março e abril de 2023. As análises revelam que, com a chegada da pandemia, a SEE mobilizou diversas capacidades preexistentes, possibilitando ao órgão a reunião de elementos que favoreceram o desenho e a implementação das políticas emergenciais de educação remota.


Abstract


This qualitative article discusses the capabilities mobilized by the Minas Gerais State Department of Education (SEE) to design and implement the remote education program (Regime Especial de Atividades Não Presenciais – Reanp) during the pandemic. Based on the concept of policy capacity by Wu et al. (2015), we analyze the actions taken by the actors involved in the process of constructing and implementing the remote education policy, discussing the mobilization of preexisting, created or strengthened capabilities, highlighting the challenges of education in facing the crisis and responding to the complex issues that arose as a result of the pandemic. To this end, six high-ranking bureaucrats at the SEE were interviewed between March and April 2023. The analyses reveal that, with the arrival of the pandemic, the SEE mobilized several preexisting capabilities, enabling the agency to gather elements that favored the design and implementation of emergency remote education policies.

Detalhes do artigo

Como Citar
Coelho, J. I. F., & Oliveira, B. R. de. (2025). Policy Capacities e a educação em tempos de pandemia: a experiência de Minas Gerais . Educação On-Line, 20(48), e252048FSP06. https://doi.org/10.36556/eol.v20i48.2013
Seção
Desigualdades socioespaciais, desafios e perspectivas educacionais na Pandemia de Covid-19
Biografia do Autor

Jianne Ines Fialho Coelho, Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)

Titulação: graduação em química; graduação em ciências sociais; especialização em EaD pelo Senac/MG; mestrado e doutorado em educação pela Universidade Federal de Ouro Preto.

Função atual: 

Área de pesquisa: implementação, avaliação e monitoramento de políticas públicas, principalmente na educação. http://lattes.cnpq.br/2669064163003279

Breynner Ricardo de Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)

Titulação: pós-graduação em educação e economia aplicada da Universidade Federal de Ouro Preto.

Função atual:

Área de pesquisa:  políticas públicas, com ênfase na implementação, avaliação e monitoramento de
políticas socioeducativas. http://lattes.cnpq.br/8368917322952740

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