O leitor-navegador e a pesquisa acadêmica na Internet

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Marcela Afonso Fernandez

Resumo

Nas culturas ocidentais baseadas na lógica de redes tecida na Internet, estamos presenciando uma transformação progressiva, no que tange ao suporte, à técnica de produção textual e às novas possibilidades de receber, apropriar-se e interagir com a textualidade digital, o que tem contribuído para uma gradual instauração de novas maneiras de ler e ser leitor-navegador. Este artigo se propõe a compartilhar os principais achados e reflexões, decorrentes da pesquisa intitulada A pesquisa acadêmica na Internet: leitura e modos de apropriação do conteúdo informacional digital, investigação realizada em 2010, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), integrada ao Grupo de Pesquisa Educação, Discurso e Mídia. Esta pesquisa teve como objetivo central identificar e analisar alguns modos de interação, leitura-navegação e apropriação da informação e foi produzida por um grupo de estudantes pertencentes ao Curso de Pedagogia, tomando por base suas práticas como leitores-navegadores, ao realizarem pesquisas de cunho acadêmico nas redes digitais. A pesquisa usou como desenho metodológico investigações de caráter qualitativo, tendo como instrumentos de coleta de dados o questionário, a observação e a entrevista empreendida com uma amostra intencional de 10 universitários, produzindo um corpo de conhecimentos sobre algumas práticas de leitura-navegação e de pesquisa desenvolvidas. Os dados coletados e tratados na pesquisa ratificam que estamos vivendo um momento de transição paradigmática na contemporaneidade, permeado por avanços, retrocessos e coexistências nas práticas de leitura e modos de ser leitor. Nesse sentido, os estudantes investigados demonstraram uma notável capacidade nas maneiras de ler e construir sentidos, a partir dos usos da textualidade lida na rede, mas, ao mesmo tempo, reproduziram normas, convenções e valores empregados nos usos da textualidade impressa. Este estudo reforça a concepção de que, dependendo do contexto gerador da leitura (imerso em práticas culturais concretas) e das características do objeto lido (englobando a técnica de produção textual, as estruturas e formas dos suportes), o leitor-navegador recorre a diferentes estratégias de leitura, que são alternadas e adaptadas de acordo com suas experiências, conhecimentos prévios, necessidades e interesses. Um enfoque complexo e ampliado que relaciona leitor, leitura e texto parece brotar da dinamicidade desse processo.

Detalhes do artigo

Como Citar
Fernandez, M. A. (2012). O leitor-navegador e a pesquisa acadêmica na Internet. Educação Online, (11), 106–120. Recuperado de https://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/1715
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marcela Afonso Fernandez, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Pedagoga, com Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Doutorado em Educação pela PUC-Rio. Professora Adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente, é pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Discurso e Mídia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Grupo de Pesquisa Jovens em Rede da PUC-Rio. Possui experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores, focalizando principalmente os seguintes temas: leitura, formação do leitor, didática e educação a distância.

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