Autoria narrativa infantil, mídia-educação e novos letramentos: um percurso de pesquisa

Conteúdo do artigo principal

Gilka Girardello

Resumo

O foco do artigo é a busca de referências teórico-metodológicas de apoio à produção autoral de narrativas por crianças, em diferentes linguagens e mídias. O ponto de partida é uma pesquisa realizada junto à rede municipal de ensino da cidade de Nova York (EUA), sobre a relação entre crianças e mídias. No horizonte geral da pesquisa, estão os desafios de integrar a mídia-educação aos anos iniciais do ensino fundamental, valorizando tanto o potencial dos novos letramentos como as narrativas orais nos contextos culturais locais. Entre as referências teóricas que ajudam a elaborar o tema, estão as reflexões sobre novos letramentos a partir, principalmente, de M. Knobel e C. Lanshear.

Detalhes do artigo

Como Citar
Girardello, G. (2014). Autoria narrativa infantil, mídia-educação e novos letramentos: um percurso de pesquisa. Educação Online, (11), 73–88. Recuperado de https://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/1713
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Gilka Girardello, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Ciências da Comunicação, Professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.