“Gaps” educacionais do ensino fundamental para ingresso em um curso técnico de nível médio no setor de automação industrial

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Denise Cristina Corrêa da Rocha

Resumo

Este trabalho apresenta uma possibilidade de utilização dos dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – Saeb, na criação de um diálogo entre a avaliação e o currículo da educação profissional. Surgiu da necessidade de identificar a distância entre os fundamentos matemáticos que os estudantes deveriam possuir, ao ingressar em um curso técnico de nível médio, e os conhecimentos, provenientes da educação básica, que possuíam de fato. Os parâmetros utilizados como referência para aferir os conhecimentos que os estudantes deveriam possuir ao término do ensino fundamental foram as matrizes de referência do Saeb. Com base na estrutura das matrizes de referência do Saeb e nos conhecimentos matemáticos indicados por especialistas do setor de automação industrial, como necessários para a realização de um curso técnico de nível médio nessa área, foi possível medir a distância entre os conhecimentos adquiridos pelos alunos brasileiros, em média, ao final do ensino fundamental, e aqueles que seriam necessários para ingressar no curso técnico de automação industrial de nível médio. Essa distância entre os conhecimentos adquiridos e aqueles que os alunos deveriam possuir foi denominada de “gap” educacional.

Detalhes do artigo

Como Citar
Rocha, D. C. C. da. (2013). “Gaps” educacionais do ensino fundamental para ingresso em um curso técnico de nível médio no setor de automação industrial. Educação Online, (13), 60–77. Recuperado de https://educacaoonline.edu.puc-rio.br/index.php/eduonline/article/view/1687
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Denise Cristina Corrêa da Rocha, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE na Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Bolsista do Observatório da Educação da CAPES.

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