Estágio supervisionado no curso de pedagogia: alternativas sociofilosóficas na construção da formação docente

Conteúdo do artigo principal

Juverci Fonseca Bitencourt
Diego D' Avila Fernandes Oliveira
Milena Reindel Dutra
Silvana Ventorim

Resumo

Este estudo analisa relatório de estágio supervisionado e elementos conjunturais da unidade de ensino de educação infantil, por meio da abordagem qualitativa de estudo documental. Questiona o papel do estágio supervisionado na perspectiva sociofilosófica, refletindo acerca de elementos fundamentais na formação docente de pedagogia. Assume, como autores referências, Pimenta e Lima (2012) na conceituação do estágio supervisionado, seus desafios e contradições; Saviani (1999; 2004; 2020) para discutir o papel da filosofia na formação dos professores; e Nóvoa (2002), que debate acerca da formação de professores valorizando a experiência profissional e a partilha de experiência. Como resultado, produziram-se três categorias pelas quais se evidenciou a importância do estágio supervisionado na ruptura com o praticismo na formação de professores, uma vez que a produção promove profícuas reflexões documentais sobre o percurso formativo entre anúncios e denúncias das condições analisadas.


Abstract


This study analyzes the supervised internship report and the circumstances of the early childhood education teaching unit using a qualitative documentary study approach. It questions the role of the supervised internship from a socio-philosophical perspective, reflecting on fundamental elements in pedagogy teacher training. As reference authors, Pimenta and Lima (2012) are considered in the conceptualization of the supervised internship, its challenges and contradictions; Saviani (1999; 2004; 2020) to discuss the role of philosophy in teacher training; and Nóvoa (2002), who debates teacher training, valuing professional experience and the sharing experience. As a result, it produced three categories, which showed the importance of the supervised internship in breaking with practicality in teacher training. The production promotes fruitful documentary reflections on the training path between announcements and denunciations of the conditions analyzed

Detalhes do artigo

Como Citar
Fonseca Bitencourt, J., D’ Avila Fernandes Oliveira, D., Reindel Dutra, M., & Ventorim, S. (2024). Estágio supervisionado no curso de pedagogia: alternativas sociofilosóficas na construção da formação docente. Educação Online, 19(47), e24194708. https://doi.org/10.36556/eol.v19i47.1670
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Juverci Fonseca Bitencourt, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Titulação: pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo   Função atual: diretor escolar de Centro Municipal de Educação Infantil na Prefeitura Municipal de Vitória   Área de pesquisa:  formação continuada de professores no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (Nepe)       

Diego D' Avila Fernandes Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Titulação: mestrando em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo   Função atual: professor da educação básica na Prefeitura Municipal de Vitória    Área de pesquisa:  formação continuada de professores no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (Nepe)   

Milena Reindel Dutra, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Titulação: mestranda em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo   Função atual: estudante de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo   Área de pesquisa:  formação continuada de professores no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (Nepe)   

Silvana Ventorim, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Titulação: doutora em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais   Função atual: professora titular do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.   Área de pesquisa: Ffrmação continuada de professores no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (Nepe) 

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