Um diálogo entre a historiografia brasileira e a categoria conscientização de Paulo Freire

Conteúdo do artigo principal

Daniela Gaete Sewaybricker Bravo
Fabiana Boschetti Nunes
Juliana Rezende Torres

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar a concepção de conscientização nos escritos de Freire, articulado à historiografia brasileira. O percurso metodológico adotado foi a pesquisa bibliográfica para a seguinte reflexão: Como a concepção de conscientização foi ressignificada por Freire, considerando suas vivências e obra atrelada aos contextos históricos brasileiros vividos por ele? Assim, estabelecemos um diálogo entre o contexto histórico e o termo conscientização com a sua utilização, realizando as análises sob o olhar crítico da corrente historiográfica do materialismo histórico-dialético. Concluímos que a conscientização é uma das categorias fundantes em Freire, pois é compromisso histórico, é exigência do e para o próprio processo histórico do qual fazemos parte.


Abstract


This article aims to present the concept of awareness in Freire's writings articulated with Brazilian historiography. The methodological approach was bibliographical research for this reflection: How was the concept of awareness (re)signified by Freire considering his experiences and work linked to the Brazilian historical contexts? Thus, we establish a dialogue between historical context and the term awareness with Freire’s use. We carried out the analysis under the critical eye of historical-dialectical materialism. We conclude that awareness is one of Freire's fundamental categories as it is a historical commitment, a requirement of and for the historical process of which we are part.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Gaete Sewaybricker Bravo, D., Boschetti Nunes, F., & Rezende Torres, J. (2024). Um diálogo entre a historiografia brasileira e a categoria conscientização de Paulo Freire. Educação Online, 19(47), e24194709. https://doi.org/10.36556/eol.v19i47.1653
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Daniela Gaete Sewaybricker Bravo, Universidade Federal de São Carlos - Sorocaba - UFSCar-So

Titulação: graduação em pedagogia; mestrado e doutorado em educação

Função atual: diretora de escola no município de Sorocaba/SP e pesquisadora da UFSCar-So

Área de pesquisa: educação, currículo, educação infantil

Fabiana Boschetti Nunes, Univesidade Federal de São Carlos - Sorocaba - UFSCar-So

Titulação: graduação em pedagogia; mestrado e doutorado em educação

Função atual: vice-diretora de escola no município de Sorocaba/SP e pesquisadora da UFSCar-So

Área de pesquisa: educação, teorias e fundamentos da educação

Juliana Rezende Torres, Universidade Federal de São Carlos - Sorocaba - UFSCar-So

Titulação: licenciatura em ciências biológicas; mestrado em educação; doutorado e pós-doutorado em educação científica e tecnológica

Função atual: docente e pesquisadora da UFSCar-So

Área de pesquisa: ensino de ciências e educação ambiental

Artigos Semelhantes

<< < 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.