A educação superior brasileira no contexto da reforma do Estado: reflexões sobre avaliação externa de cursos e autonomia universitária
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo explora os impactos da reforma do Estado, ocorrida no governo FHC, na educação superior brasileira, com destaque para as políticas de avaliação de cursos de graduação, percorrendo o caminho das principais políticas implantadas e de suas possíveis influências nas políticas educacionais vigentes. Sem a pretensão de esgotar o assunto, discute os processos de avaliação de cursos de graduação em contraponto ao conceito de autonomia universitária. Por meio de uma pesquisa empírica, traz a percepção de coordenadores de cursos sobre o impacto dos resultados da avaliação, buscando contribuir para a reflexão sobre os possíveis efeitos dos processos avaliativos na consolidação da autonomia didático-pedagógica e da identidade dos cursos.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.