BNCC e o ensino de ciências por investigação: análise de um curso de extensão
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) teve sua construção e aprovação marcadas por disputas e controvérsias. Dentro da área de ciências da natureza, apropriou-se da perspectiva do ensino por investigação e do letramento científico, como essencial para o aprendizado dos estudantes. A fim de investigar os desafios enfrentados por professores de ciências na implementação do ensino por investigação na sala de aula, foi elaborado um curso extensão na modalidade Ensino a Distância (EaD), oferecido em uma parceria entre a Fiocruz (RJ) e o IFRJ, Campus Mesquita, no qual os docentes cursistas responderam um questionário no fórum de atividades sobre os desafios enfrentados por eles. Os dados foram analisados por tematização, que consiste na categorização das respostas em unidades de contexto e unidades de registro para melhor compreensão das respostas. Como resultado, observamos que cursos de formação continuada para professores de ciências se fazem necessários para favorecer a formação crítico-reflexiva dos docentes. É necessário promover o encorajamento dos educadores para utilização do ensino por investigação, além de buscar estratégias que possam superar os problemas enfrentados em sala de aula. Concluímos, então, que compreender os desafios e limitações dos professores de ciências na implementação do ensino por investigação é essencial para promover o encorajamento dos educadores para utilização dessa abordagem didática.
Abstract
The construction and approval of the National Common Curricular Base (BNCC) were marked by disputes and controversies. Within the area of natural sciences, it adopted the perspective of research-based teaching and scientific literacy, as essential for student learning. To investigate the challenges faced by science teachers in implementing teaching through research in classroom, an extension course was designed in the Distance Learning (EaD) modality, offered in a partnership between Fiocruz (RJ) and IFRJ, Campus Mesquita. The course teachers answered a questionnaire in the activity forum about the challenges they faced. The data was analyzed using thematization, which consists of categorizing responses into context units and recording units to better understand the responses. As a result, we observed that continuing education courses for science teachers are necessary to promote the critical-reflective training of teachers. It is also necessary to promote the encouragement of educators to use research-based teaching, in addition to seek strategies that can overcome the problems faced. in classroom. We conclude, then, that understanding the challenges and limitations of science teachers in implementing teaching through research is essential to encourage educators to use this didactic approach.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.