Tempos e espaços de brincar no primeiro ano do ensino fundamental
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Resumo
O artigo nasce a partir de reflexões em um ciclo de estudos sobre infâncias na disciplina infâncias e educação infantil, da Universidade Federal de São Carlos. Considerando as infâncias e suas experiências como um direito das crianças, interessa-nos refletir sobre os tempos e espaços de brincar na escola. Temos por objetivo conhecer e problematizar como as professoras articulam o brincar em turmas do 1º ano do ensino fundamental. Nosso aporte teórico se sustenta nos estudos em infâncias a partir de autores que consideram a criança como sujeito histórico e de direitos (ARIÉS,1981; KUHLMANN, 1998; KOHAN, 2007; 2015). O estudo propôs, como procedimento metodológico, um questionário aberto com professoras do 1º ano do ensino fundamental, em duas escolas do município de Sorocaba-SP, sobre como oportunizam espaços de brincar às crianças. Este estudo revelou a necessidade de problematizar o currículo escolar e a importância da formação inicial e continuada dos (das) professores (as).
Abstract
The article is part of the reflections in a cycle of studies on childhood about childhood and early childhood education at the Federal University of São Carlos. Considering childhood and its experiences as a child's right, we are interested in reflecting on the times and spaces for playing at school. We aim to understand and discuss how teachers articulate play in 1st elementary school year classes. Our theoretical contribution is based on childhood studies from authors who consider the child as a historical subject with rights (ARIÈS, 1981; KUHLMANN, 1998; KOHAN, 2007; 2015). The methodological procedure consisted in an open questionnaire with teachers from the first year of elementary school, in two schools in the city of Sorocaba-SP. The questions were on how they provide children with play spaces. This study revealed the need to problematize the school curriculum and the importance of initial and continuing training for teachers.
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