As ingerências governamentais e o antídoto freireano: cenários de resistência em tempos de necroeducação

Conteúdo do artigo principal

Francisco Estefogo
Valdite Pereira Fuga
Daniela Vendramini-Zanella

Resumo

Este ensaio objetiva promover a discussão e a reflexão sobre as ingerências governamentais no cenário brasileiro que, assolado pela Covid-19, restringiu o fazer pedagógico e acentuou as desigualdades sociais. O estudo é norteado pelo conceito teórico-filosófico mbembeniano de necropolítica, ou seja, uma política centrada na produção da morte, cujo pressuposto consiste no poder de ditar quem pode viver e quem deve morrer. As concepções freireanas também embasam essa proposição, a fim de prospectar ações docentes emancipadoras e libertadoras como antídoto de resistência para coibir as inúmeras ações do governo bolsonarista que impeliram a necroeducação. Trata-se de um estudo bibliográfico enviesado pela ótica qualitativa para leitura e interpretação dos dados advindos da mídia. Ademais, este ensaio apresenta duas atividades como exemplos de ações docentes emancipadoras desenvolvidas no cenário de necroeducação. A interlocução teórica aponta que a necroeducação se distancia quando a educação é compreendida como um ato político e libertador a partir de práticas que fomentem o pensamento crítico e a construção coletiva para superar situações-limite.


Abstract


This essay aims to promote discussion and reflection on governmental interference in the Brazilian scenario, when devastated by Covid-19, restricted pedagogical work and accentuated social inequalities. The study is guided by the mbebenian theoretical-philosophical concept of necropolitics, that is, a policy centered on the production of death, whose assumption is the power to dictate who can live and who must die. Freire's conceptions also support this proposition to prospect emancipatory and liberating teaching actions as an antidote of resistance to curb the numerous bolsonarista governmental actions that emphasize necro-education. This is a bibliographical study biased by a qualitative perspective for reading and interpreting data from the media. Furthermore, this essay presents two activities as examples of emancipatory teaching actions developed in the necroeducation context. The theoretical interlocution points out that necroeducation distances itself when education is understood as a political and liberating act based on practices that encourage critical thinking and the collective construction to overcome extreme situations.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Estefogo, F., Fuga, V. P., & Vendramini-Zanella, D. (2024). As ingerências governamentais e o antídoto freireano: cenários de resistência em tempos de necroeducação . Educação Online, 19(45), e24194501. https://doi.org/10.36556/eol.v19i45.1500
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Francisco Estefogo, Universidade de Taubaté (Unitau)

Titulação: pós-doutor em linguística aplicada e estudos da linguagem pela PUC-SP

Função atual: professor do Programa de Mestrado em Linguística Aplicada da Unitau; pesquisador do programa DIGITMED Hiperconectando Brasil, da PUC-SP; líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens Emancipatórias (Geple), vinculado à Unitau;  pós-doutorando em filosofia da linguagem na PUCSP e na Unifesp.

Área de pesquisa: estudos de linguagem

Valdite Pereira Fuga, Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes

Titulação:  pós-doutora em linguística aplicada e estudos da linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Função atual: professora do na Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes.

Área de pesquisa: estudos da linguagem

Daniela Vendramini-Zanella, Universidade de Sorocaba (Uniso)

Titulação: pós-doutora em linguística aplicada e estudos da linguagem  pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Função atual: coordenadora e professora do curso de Letras da Universidade de Sorocaba (Uniso)

Área de pesquisa: estudos da linguagem

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