A emergência do Ceará Científico anunciada nos textos legais

Conteúdo do artigo principal

Maria Aparecida Rodrigues
Lucas Pereira Gandra
Bruno dos Santos Pastoriza
Alessandro Cury Soares

Resumo

O objetivo deste estudo é compreender o processo de criação e implementação do Ceará Científico, por meio de uma análise dos textos legais da educação. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa de cunho bibliográfico e documental, que busca responder à questão: Como surgiu o Ceará Científico, quais seus alcances e significado? Os corpus analisados são oriundos da União e do estado do Ceará. Os resultados apontam os marcos legais da educação a favor da pesquisa como garantia e princípio, estimulando a institucionalização de projetos, programas e ações estratégicas no âmbito das políticas educacionais de popularização da ciência, cultura e tecnologia no estado do Ceará. Desses programas e projetos, estruturam-se diferentes estratégias que culminam nos eventos anuais de socialização de resultados de práticas educativas, envolvendo a pesquisa nas diferentes áreas do currículo: O Festival de Talentos (Festal) (2000-2003) e as Feiras Estaduais de Ciências e Cultura , (2007-2015). Além disso, desde  2016, emerge o Ceará Científico.


Abstract


This study aims to understand the process of creating and implementing Ceará Científico through an analysis of legal education texts. qualitative bibliographic and documentary study that seeks to answer the question: How did Ceará Científico come about, what are its scope and meaning? The corpus analyzed comes from the Federal Government and the state of Ceará. The results point to the legal frameworks of education in favour of research as a guarantee and principle, stimulating the institutionalization of projects, programs and strategic actions within the scope of educational policies to popularize science, culture, and technology in the state of Ceará. These programs and projects structure different strategies that culminate in annual events to socialize the results of educational practices, involving research in different areas of the curriculum: The Talent Festival (Festal) (2000-2003) and the State Science and Culture Fairs, (2007-2015). In addition,  since 2016 Ceará Científico has emerged.

Detalhes do artigo

Como Citar
Rodrigues, M. A., Pereira Gandra, L., dos Santos Pastoriza, B., & Cury Soares, A. (2024). A emergência do Ceará Científico anunciada nos textos legais. Educação Online, 19(46), e24194606. https://doi.org/10.36556/eol.v19i46.1474
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Maria Aparecida Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs)

Titulação: licenciatura em matemática e graduação em pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (Urca); especialista em planejamento educacional (Universo), gestão escolar (Udesc) e avaliação educacional (UFJF); mestranda em educação e ciências pela Ufrgs

Função atual: professora de matemática e orientadora de aprendizagem na educação básica da rede oficial de ensino do Estado do Ceará; técnica na 20ª Coordenadoria Regional de Educação. 

Área de pesquisa: matemática, ensino, gestão escolar, avaliação educacional, trabalho docente e formação continuada de professores.

 

Lucas Pereira Gandra, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs)

Titulação: licenciado em química pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS); licenciado em matemática pelo Claretiano; licenciado em física pela Unimes; licenciando em pedagogia pela Unopar; especialista em educação a distância pela Unopar; mestre em ensino de ciências - PPEC - INFI - UFMS; doutorando em educação em ciências/química da vida e saúde pelo PPgECi- Ufrgs

Função atual:  professor de física, química e biologia da Fundação Educacional de Coxim (FEC); professor de física e itinerário formativo da Secretaria de Estado de Educação, lotado na Escola Estadual Pedro Mendes Fontoura e na Escola Estadual Padre Nunes; coordenador acadêmico da Uniderp- Anhanguera, polo Rio Verde de Mato Grosso-MS; pesquisador do Laboratório de Ensino de Química (Labeq-UFPel).

Área de pesquisa: modelos e modelagem no ensino de química, Educação de Jovens e Adultos, educação pela pesquisa, teoria da aprendizagem significativa

Bruno dos Santos Pastoriza, Universidade Federal de Pelotas (Ufpel)

Titulação: licenciatura em química; mestrado e doutorado em educação em ciências química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs)

Função atual: professor adjunto na Universidade Federal de Pelotas (UFPel); coordenador do Laboratório de Ensino de Química (Labeq-UFPel); coordenador do curso de licenciatura em química; coordenador de área do Pibid e pesquisa na área de Estratégias Metodológicas e Recursos Educacionais para o Ensino de Ciências e Química. Contato pelo e-mail bspastoriza@gmail.com.

Área de pesquisa: formação de professores de ciências, estratégias metodológicas e recursos educacionais para o ensino de ciências e química

Alessandro Cury Soares, Universidade Federal de Pelotas (Ufpel)

Titulação: bacharelado em química pela Universidade Federal de Pelotas (2002), graduação em licenciatura em química pela Universidade Federal de Pelotas (2002); mestrado em educação em ciências: química da vida e saúde (UFSM - Furg) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010); doutorado em educação em ciências: química da vida e saúde (Ufrgs. Furg-UFSM) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). 

Função atual: professor adjunto no Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos da Universidade Federal de Pelotas; professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; membro do Labeq/UFPel

Artigos Semelhantes

<< < 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.