Panorama da teoria das competências no ensino superior: análise do banco de teses e dissertações da Capes
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A pesquisa analisa as teses e dissertações publicadas no portal da Capes que tratam sobre a temática da teoria das competências no ensino superior. O problema investigativo se organiza em torno da pergunta: O que a comunidade científica tem pesquisado e produzido sobre a teoria das competências? Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória e histórico-crítica, com revisão de literatura do tipo estado do conhecimento. Os 28 estudos selecionados foram analisados por meio da análise de conteúdo (BARDIN, 1977) e organizados a partir das categorias: teorias das competências e educação superior; fundamentos teóricos e epistemológicos em Perrenoud; e ensino-aprendizagem por aquisição de competências. Os resultados apontam que o campo de estudos carece de mais pesquisa, fundamentação teórica, aparato epistemológico e método investigativo, além de não apresentarem contrapontos filosóficos e pedagógicos à teoria das competências.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.