Educação de Jovens e Adultos integrada à educação profissional: uma análise temporal (2010 a 2020) das pesquisas publicadas na Revista Brasileira de Educação

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Áurea Sandra Araújo
Vanderlei Antonio Stefanuto

Resumo

A elaboração deste estudo foi decorrente da busca sistemática por publicações, a partir do ano de 2010 até junho de 2020, na Revista Brasileira de Educação (RBE), sobre o tema Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Optou-se por seguir o foco na EJA, associando-a ao trabalho, na construção de reflexões relevantes para essa modalidade. Na pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, foram encontrados dezenove trabalhos científicos com essa temática. Contudo, apenas um se referia à EJA integrada à EPT. Mesmo com a conquista da EPT integrada à EJA na Rede Federal de Educação, a pesquisa revelou a persistência do histórico descaso do poder público com a educação do trabalhador. Faltaram discussões sobre o currículo integrado, práticas pedagógicas integradoras, principalmente, na área das ciências da natureza, letramento científico e tecnológico.

Detalhes do artigo

Como Citar
Araújo, Áurea S., & Stefanuto, V. A. (2022). Educação de Jovens e Adultos integrada à educação profissional: uma análise temporal (2010 a 2020) das pesquisas publicadas na Revista Brasileira de Educação. Educação Online, 17(39), 135–157. https://doi.org/10.36556/eol.v17i39.1042
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Áurea Sandra Araújo, Instituto Federal do Amazonas

Formação: graduação em química pela Universidade Federal do Amazonas, licenciatura (1999) e bacharelado (2002). Curso de especialização Lato Sensu em educação profissional integrada à educação básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos com ênfase para a Indústria pelo IFAM (2015). Mestranda no PROFEPT- Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFAM AM Campus Manaus Centro

Função atual: Servidora da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, com Educação de Jovens e Adultos

Área de pesquisa: Educação Profissional e Tecnológica – EPT, linha Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Macroprojeto 2 (Inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT)

Vanderlei Antonio Stefanuto, Instituto Federal do Paraná - Campus Telêmaco Borba

Formação: graduado em ciências biológicas pela Universidade Estadual Paulista – (UNESP–Rio Claro,1998); mestre em recursos florestais pela Universidade de São Paulo – (ESALQ– USP,2002); doutor em ciências pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA–USP,2006); e pós-doutor pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA–USP, 2010), executado no Laboratório de Radioisótopos. 

Função atual: docente na IFPR - campus Telêmaco Borba na área de ensino de ciências físicas e biológicas e áreas correlatas à Educação Profissional e Tecnológica (EPT).  Eventualmente colabora como professor convidado no programa de Pós-doutorado do Ppgea, dentro do curso de educação agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Área de pesquisa: compostagem doméstica e estruturação de projeto de pesquisa na área de ensino

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