Conselhos Municipais de Educação: funções historicamente atribuídas e quais as competências recentes?

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Marisa Ribeiro Teixeira Duarte
Emeli Malaquias Nascimento

Resumo

Este artigo advoga a importância das funções políticas atribuídas ou a serem atribuídas aos Conselhos Municipais de Educação (CMEs). Para esse fim, recorremos à literatura brasileira sobre CMEs, à relacionada aos Conselhos Gestores de Políticas Sociais (CGPS) e efetuamos análise da legislação que orienta as atribuições dos CMEs e do conteúdo do Programa Nacional de Formação de Conselheiros Municipais de Educação. Argumenta que as funções, historicamente atribuídas aos CMEs, os qualificam como órgãos gestores, responsáveis pelo exercício do controle social da atuação do poder público local. O estudo conclui que, na atualidade, ocorre a configuração de novas práticas discursivas, que reforçam a atuação dos CMEs com funções complementares às dos executivos municipais na área educacional.

 

 

Detalhes do artigo

Como Citar
Duarte, M. R. T., & Nascimento, E. M. (2014). Conselhos Municipais de Educação: funções historicamente atribuídas e quais as competências recentes?. Educação Online, (17), 112–134. https://doi.org/10.36556/eol.v0i17.52
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marisa Ribeiro Teixeira Duarte, Unversidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação

Socióloga, com doutorado em Educação. Professora do programa de pós graduação da Faculdade de Educação. Linha de pesquisa: política e administração de sistemas educacionais

Emeli Malaquias Nascimento, Faculdade de Educação da UFMG

Graduanda em pedagogia e bolsista de iniciação científica, FAPEMIG.