Educação de Jovens e Adultos integrada à educação profissional: uma análise temporal (2010 a 2020) das pesquisas publicadas na Revista Brasileira de Educação
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A elaboração deste estudo foi decorrente da busca sistemática por publicações, a partir do ano de 2010 até junho de 2020, na Revista Brasileira de Educação (RBE), sobre o tema Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Optou-se por seguir o foco na EJA, associando-a ao trabalho, na construção de reflexões relevantes para essa modalidade. Na pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, foram encontrados dezenove trabalhos científicos com essa temática. Contudo, apenas um se referia à EJA integrada à EPT. Mesmo com a conquista da EPT integrada à EJA na Rede Federal de Educação, a pesquisa revelou a persistência do histórico descaso do poder público com a educação do trabalhador. Faltaram discussões sobre o currículo integrado, práticas pedagógicas integradoras, principalmente, na área das ciências da natureza, letramento científico e tecnológico.
Detalhes do artigo
Autorizo a publicação do artigo submetido a esta revista. Estou ciente de que, caso seja publicado, o presente trabalho será de livre acesso aos leitores da revista. Estou ciente de que o conteúdo dessa revista é aberto, de acesso público e gratuito e que, por essa razão, pode ser visto, lido, baixado e reproduzido livremente, respeitadas as normas padrão de referência a textos científicos.