Sobre o sentido e a eficácia da atividade de estudo: uma reflexão no seio da teoria da relação com o saber

Conteúdo do artigo principal

Ramon Marcelino Ribeiro Júnior
https://orcid.org/0000-0003-1048-2202
Gabriel Amorim Vilela
https://orcid.org/0000-0002-4070-5158
Brenda Souza Bento
https://orcid.org/0000-0002-6883-9254
Agustina Rosa Echeverría
http://orcid.org/0000-0001-6547-1573

Resumo

Este trabalho apresenta aspectos sobre como a atividade do aluno é compreendida dentro da teoria da relação com o saber de Bernard Charlot. Para isso, fizemos um esforço de investigação, concretizado numa análise conceitual de sua obra. Considerando a centralidade da discussão do sentido na compreensão da atividade humana, iniciamos com a exposição de dois dos principais motivos que nos levaram à uma reflexão sistemática acerca dessa teoria. Na sequência, fazemos uma apresentação da teoria, considerando elementos importantes na sua gênese e questões básicas em torno das quais ela é construída. Em seguida, discutimos os conceitos de sentido e eficácia da atividade de estudo. Finalmente, abordamos dois pressupostos fundamentais da teoria para aprofundar a compreensão dessa atividade, o caráter indireto das ações educacionais e a necessidade de se construir o sujeito epistêmico como aspecto central na organização e realização de uma outra escola e de uma outra relação com o saber.

Detalhes do artigo

Como Citar
Marcelino Ribeiro Júnior, R., Amorim Vilela, G., Souza Bento, B. ., & Rosa Echeverría, A. (2022). Sobre o sentido e a eficácia da atividade de estudo: uma reflexão no seio da teoria da relação com o saber. Educação Online, 17(39), 118–134. https://doi.org/10.36556/eol.v17i39.972
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ramon Marcelino Ribeiro Júnior, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Formação: doutorando em educação e ciências e matemática, mestre em educação em ciências e matemática e licenciado em química pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Função atual: professor da área de educação em ciências e matemática do campus Goiânia Oeste do Instituto Federal de Goiás (IFG); membro do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências - Nupec/UFG e do Fórum Goiano de EJA.

Área de pesquisa: pragmatismo filosófico de Richard Rorty, teoria da relação com o saber, teoria histórico-cultural, investigação narrativa e biográfica, epistemologia da ciência e propostas de formação na/para a EJA integrada à educação profissional.

Gabriel Amorim Vilela, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Formação: graduando no curso de licenciatura em química na Universidade Federal de Goiás.

Função atual: Membro professor do cursinho popular Comunidade FazArt (FE/UFG).

Área de pesquisa: estudos de química, educação em ciências na perspectiva sócio-histórica e Teoria da Relação com o Saber.

Brenda Souza Bento, UNiversdiade FEderal de Goiás (UFG)

Formação: graduanda do curso de licenciatura em química na Universidade Federal de Goiás.

Função atual: membro do grupo de pesquisa - Papagaios Vermelhos - Grupo de Estudos da Teoria Histórico-Cultural vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências (Nupec/IQ/UFG); bolsista do Programa de Bolsas de Licenciatura (Prolicen-UFG).

Área de pesquisa: estudos e investigações na área de química, educação em ciências na perspectiva sócio-histórica e Teoria da Relação com o Saber.

Agustina Rosa Echeverría, UFG

Formação: licenciada, bacharel e mestre em química pela Universidade da Amizade dos Povos de Moscou – Rússia e doutora em educação pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp - SP/Brasil.

 Função atual: professora titular do Instituto de Química, no Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências e Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de Goiás - UFG; coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências - Nupec, da UFG; líder do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental registrado no CNPq.

Área de pesquisa: educação em ciências na perspectiva histórico-cultural, formação de professores e educação ambiental

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.