Professoras e professores do ensino fundamental falam sobre a pedofilia

Conteúdo do artigo principal

Marcos Eduardo Miranda Santos
Jackson Ronie Sá Silva

Resumo

Este artigo apresenta uma problematização no campo dos estudos culturais em educação acerca das representações de professores da educação básica sobre o tema da pedofilia. Metodologicamente, foram realizadas oficinas de produção textual, nas quais professoras e professores expressaram suas ideias, visões e saberes sobre a pedofilia e o pedófilo. A análise das produções textuais foi realizada a partir da técnica da análise do conteúdo, resultando em cinco categorias temáticas. Verificou-se que os docentes possuíam diversas representações acerca da pedofilia e do pedófilo, sendo as mais comuns as ideias de pedofilia como doença e crime, e de pedófilo como doente, monstro e sujeito anormal. Destaca-se a importância de conhecer as representações desse público sobre esse fenômeno, para que seja possível realizar intervenções educativas que permitam a discussão do tema em sala de aula.

Detalhes do artigo

Como Citar
Miranda Santos, M. E., & Ronie Sá Silva, J. (2021). Professoras e professores do ensino fundamental falam sobre a pedofilia . Educação Online, 16(36), 177–192. https://doi.org/10.36556/eol.v16i36.794
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marcos Eduardo Miranda Santos, Universidade Federal do Maranhão

Doutorando em biodiversidade e biotecnologia (Rede Bionorte/UFMA). Mestre em oceanografia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialista em ciências ambientais e análises ambientais pelo Instituto Graduarte e em gestão ambiental pelo Centro Universitário Cidade Verde. Graduado em ciências biológicas licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Assessor técnico na Coordenação de Inovação da Rede de Ensino em Tempo Integral do Maranhão. Membro da Rede Nordeste de Popularização da Ciência.  Professor-orientador na Especialização em Ensino de Ciências (Ciência é 10/Uemanet/Uema). Atua nos seguintes temas: ensino de ciências e biologia, educação científica, educação ambiental, gestão ambiental e zoologia de invertebrados.

Jackson Ronie Sá Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Doutor em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, Rio Grande do Sul). Mestre em saúde e ambiente pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especializou-se em: 1) Metodologia do ensino superior, Universidade Federal do Maranhão (UFMA); 2) Biologia, Universidade Federal de Lavras (UFLA, Minas Gerais); 3) Sexologia, Universidade Candido Mendes (Ucam, Rio de Janeiro); 4) Micologia, Escola Paulista de Medicina (Unifesp) e UFMA. Bacharel em farmácia e bioquímica (UFMA). Lincenciado em biologia pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Licenciado em química (Uema). Professor adjunto IV do Departamento de Biologia da Universidade Estadual do Maranhão (DBIO-Uema). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão - Uema (PPGE - Uema/Mestrado Profissional). Atua no ensino, pesquisa e extensão nas seguintes áreas: práticas curriculares - dimensão político-social; educacional; escolar; didática e metodologia das ciências naturais; ensino de biologia; história da biologia; filosofia da biologia; história da medicina; saúde coletiva; doenças tropicais; parasitologia; metodologia da pesquisa qualitativa; pesquisa documental; sexualidade; educação sexual.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.